NOTÍCIAS
   
   

Escola Municipal Jadir Pinto de Azevedo realiza projeto de inclusão social
09/10/2013

A Escola Municipal Vereador Jadir Pinto de Azevedo, em Conselheiro Lafaiete realizou entre os dias 26 e 30/09 o Projeto Semana Inclusiva,  tendo como objetivo a busca por uma educação igualitária, sem qualquer tipo de preconceito. O projeto que envolveu funcionários, pais e alunos da escola teve como tema: “Deficiência auditiva e Síndrome de Down”.


Durante toda semana foram realizadas atividades nas dependências da escola em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Assular  (Associação de Surdos de Conselheiro Lafaiete) e o Projeto Roda Moinho. No dia 26/09, Dia Nacional do Surdo, houve o ponto alto do projeto com a participação da Assular.


Os alunos brincaram, interagiram, aperfeiçoaram a Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), que faz parte da grade curricular da escola. Também houve apresentação de uma peça teatral com a participação da turma do 1º ano com o tema “Trânsito”, que mais uma vez reforçou a discussão sobre a linguagem corporal.


Outra peça apresentada foi o “Teatro de Sombras” trazendo como o foco o Saci Pererê - o amiguinho diferente, além do teatro “O Patinho Feio”. Encerrando as atividades houve a apresentação de dança com a participação das crianças do Projeto Roda Moinho.


Para a pedagoga especialista em Libras, Joana Lopes o projeto destaque no que se refere à inclusão. “Aqui não é necessário imposição de leis. Temos plena consciência de que toda criança tem direito a uma educação de qualidade, e ter condições plenas de aprender e poder exercer a sua cidadania” frisou a pedagoga.


A diretora da escola, Elaine Regina Rocha, afirmou que o projeto é fundamental para diminuir a desigualdade em nosso país. “É um projeto maravilhoso que deveria se estender para todas as escolas. Os alunos participam com brilhantismo e total apoio dos pais, o que realmente faz a diferença. Hoje o mundo está mais aberto à acessibilidade. Quando a escola dá esse passo, está dando sua grande contribuição para a mudança da sociedade”, ressaltou.

 
Assessoria de Comunicação - PMCL