Escola Municipal realiza a 1ª Semana da Inclusão
10/10/2012
A Escola Municipal Vereador Jadir Pinto de Azevedo, no São João, promoveu a 1ª Semana da Inclusão. De 24 a 28 de setembro, período em que se comemora a Semana Nacional da Inclusão, a escola realizou várias atividades voltadas para os alunos, pais, professores e funcionários.
Eles participaram de dinâmicas de grupo, produziram trabalhos relacionados ao tema, conheceram o material didático utilizado para o ensino dos alunos com deficiência visual ou auditiva, assistiram palestras sobre a importância de se respeitar as diferenças e foram instalados painéis temáticos em toda a escola.
“A Jadir Pinto é uma escola inclusiva, aqui temos vários alunos especiais, com ou sem deficiência. Por isso surgiu a necessidade de dar início a este projeto e o resultado foi muito positivo, tanto para as crianças quanto para nós profissionais da educação. Nós também aprendemos muito durante esta semana e a ideia agora é realizar este evento todo ano”, disse a Diretora da Escola Ana Cássia.
A 1ª Semana da Inclusão foi realizada em parceria com a Assular – Associação dos Surdos de Lafaiete, Fundação Olhos D’Alma e Projeto Roda Moinho. A coordenação foi feita pela Pedagoga com especialização em libras e tradutora Joana D’arc de Assis Lopes.
“A gente só aprende vivendo a situação e foi o que fizemos aqui. Nesta semana, os alunos, professores e demais funcionários vivenciaram o dia a dia de uma pessoa com deficiência. Além das atividades, trouxemos para a escola uma personagem para que todos conhecessem. Uma boneca cadeirante que representou uma aluna recém-chegada. Na cadeira de rodas visitamos todas as salas de aula. Os alunos entraram na história e assim conseguimos trabalhar a inclusão ludicamente”, disse a coordenadora Joana D’arc.
“A Joana pediu para que eu desse uma volta em toda a escola com a personagem na cadeira de rodas e eu descobri que precisamos melhorar a estrutura para tornar a escola mais acessível. Temos rampas para o andar de cima construído neste ano durante as obras de ampliação e reforma da escola, mas falta melhorar o acesso até a cantina. Só descobrimos esta falha ao percorrermos todas as dependências com a cadeira de rodas”, disse a Diretora Ana Cássia.

Assessoria de Comunicação - PMCL