Outras matérias

Prefeitura investe na educação
16/12/2010

A educação tem sido uma prioridade da atual administração. 10 escolas municipais já foram reformadas e outras 05 passarão por reformas, em sua infra estrutura, nos próximos meses. As obras consistem em ampliação da área física, com a construção de novas salas de aula, reforma dos banheiros e cozinha, pintura e cobertura de quadra poliesportiva.

Obras concluídas

Escola

Valor investido

Escola Municipal Napoleão Reis
Bairro São Sebastião

Objeto:
Reforma do muro e construção de cobertura da quadra de esportes

Escola Municipal Júlia Miranda (anexo)
Bairro São João

Objeto:
Construção do anexo, com novas salas de aula, quadra e arquibancadas

Escola Municipal Marechal Deodoro da Fonseca
Bairro Santa Matilde

Objeto:
Cobertura da quadra de esportes

Escola Municipal Prefeito Pedro Silva
São Gonçalo

Objeto:
Construção de cobertura da quadra de esportes

R$134.475,76

Escola Municipal Arnaldo Rodrigues Pereira
Almeidas

Objeto:
Construção de anexo e quadra de esportes coberta

Escola Municipal Doriol Beato
Bairro Jardim América

Objeto:
Reforma, pintura e cobertura da quadra poliesportiva

Creche Municipal Monsenhor Antônio José Ferreira
Bairro Alto da Vista Alegre

Reforma, pintura e ampliação

Escola Municipal Nilce Moreira
Bairro Morro da Mina

Reforma, pintura e ampliação

Escola Municipal Espiridião Pereira
Bairro Mato Dentro

Escola Municipal Padre José Lobo da Siveira
Rancho Novo

Objeto:
Reforma, pintura, ampliação e construção de cobertura da quadra de esportes, construção de muro de divisa e conteção, construção de passeio, colocação de grades e ampliação do prédio

Escola Municipal Jair Noronha
Bairro Moinhos

Objeto:
Ampliação e reforma do prédio, muros, cobertura da quadra de esportes

Obras que terão início neste mês

Escola

Valor a ser investido

Escola Municipal Olavo Mendes Brandão
Bairro Triângulo

Objeto:
Reforma, ampliação e cobertura do pátio

Escola Municipal Deputado Ely Franco Ribeiro
Bairro Rochedo

Escola Municipal José Aleixo de Matos
Bairro Paulo VI

Escola Municipal José Castelões de Meneses
Bairro JK

Escola Romeu Guimarães
Bairro Gagé

Merenda Escolar

A qualidade da merenda escolar é outra preocupação constante da Secretaria de Educação. A elaboração e acompanhamento do cardápio são feitos pela nutricionista Andréia Valéria Silva. O objetivo é oferecer aos alunos todas as vitaminas, sais minerais e nutrientes necessários ao organismo. Segundo a nutricionista, este ano houve um aumento na quantidade de frutas e legumes oferecidos nas refeições. Os alunos da educação infantil recebem quatro refeições ao dia, sendo que as frutas estão presentes diariamente na alimentação. No ensino fundamental são oferecidas frutas, de sobremesa, três vezes por semana.

Programa Mais Educação

Outro investimento que está sendo feito na área da educação é a implantação do Programa “Mais Educação”, em parceria com o Governo Federal. Até o momento duas escolas já foram beneficiadas: a Escola Municipal José Castelões de Menezes, localizada no bairro JK, e a Escola Municipal Jair Noronha, no bairro Moinhos. Segundo o secretário de educação, Luciano dos Anjos, o objetivo é ampliar o tempo escolar por meio da oferta de diversas atividades pedagógico-culturais, como por exemplo: xadrez virtual, teatro, dança, judô, capoeira, promoção da saúde, e reforço pedagógico em matemática e português. Ao todo, 203 alunos já foram beneficiados neste ano.

“O “Mais Educação” representa a concretização de um sonho dos educadores e também dos pais de alunos que trabalham durante todo o dia e agora podem ficar mais tranqüilos, pois sabem que os seus filhos estão na escola, longe da violência e participando de atividades orientadas por profissionais qualificados e recebendo uma alimentação balanceada”, afirmou o prefeito José Milton.

Nova Creche

A população do bairro Lima Dias ganhará, em breve, uma nova creche. A unidade tem um projeto arquitetônico inovador e terá capacidade para atender 120 crianças com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses. Segundo o prefeito, José Milton, já existe um projeto para a construção de mais duas unidades, uma no bairro JK e a outra no bairro Moinhos.

Fonte: Regina Cordeiro
Assessoria de Comunicação - PMCL