Outras matérias

Superintendência Regional de Ensino comemora 24 anos
10/12/2010

A 8ª Superintendência Regional de Ensino (S.R.E) de Conselheiro Lafaiete comemorou o aniversário de 24 anos, nesta sexta feira. A comemoração foi no Centro Cultural da Escola Estadual Narciso de Queirós. Participaram autoridades municipais, profissionais da área de educação e estudantes.

O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por dois alunos da Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima, de Desterro de Entre Rios. Em seguida uma belíssima apresentação do Coral da Escola Estadual Cel Amantino Maciel, de Piranga, emocionou o público.

Durante a cerimônia, foi divulgado o resultado do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). O programa avalia o desempenho dos alunos em leitura, matemática e ciências. O exame é aplicado a cada três anos desde 2000. No Brasil, 20 mil jovens foram avaliados. Entre os estados, Minas Gerais obteve a quarta melhor média do país nas três disciplinas.

Os alunos que participaram das Olimpíadas de Matemática foram homenageados. Na jurisdição de Conselheiro Lafaiete, um estudante ganhou medalha de ouro, três receberam de prata e cinco ficaram com a medalha de bronze, além de 97 alunos que receberam certificados de menção honrosa pela participação nas olimpíadas. Todos os participantes são alunos de escolas públicas. A E.E. Cel José Ildefonso, do município de Piranga, e a Escola Municipal Doriol Beato de Conselheiro Lafaiete, receberam troféus pela premiação nas olimpíadas de 2009.

As personalidades que prestaram serviços relevantes na área da educação também foram homenageadas. Elas receberam a medalha Professor Otávio Anselmo Alves, criada há 4 anos para destacar o profissionalismo e a eficiência de quem trabalha em prol da educação. As medalhas foram entregues pelo prefeito de Conselheiro Lafaiete José Milton de Carvalho Rocha, pelo diretor da 8ª S.R.E, Moisés Matias Pereira e pela professora Luiza Alves, esposa do saudoso professor Otávio.

Foi homenageada como “Gestora Destaque” a professora Maria Maciel Diogo de Freitas, ex-diretora da E. E. Domingos Bebiano.

A “Inspetora Destaque” foi a pedagoga Clara Maria Neiva, da E. E. Gustavo Augusto da Silva, de Catas Altas da Noruega.

No segmento referência educacional, recebeu a medalha, a pedagoga Maria das Graças Pedrosa Bittencourt, conhecida como “Fite”, ela é diretora da Superintendência de Educação Infantil e Fundamental da Secretaria Estadual de Educação.

A jornalista Gina Costa, coordenadora do departamento de jornalismo da Rádio Carijós e editora do Jornal Digital Fato Real, também recebeu a medalha. Ela foi homenageada no segmento Imprensa Destaque.

A medalha de mérito educacional foi para o médico neuropediatra, Dr. Renato Pacheco de Melo, pela relevância de seu trabalho junto às escolas, alunos e familiares.

O prefeito José Milton parabenizou os homenageados e disse sentir-se feliz por fazer parte da história dos 24 anos da S.R.E. “Nossa administração tem buscado proporcionar uma educação de qualidade. Estamos recuperando todas as escolas municipais de Lafaiete, com reformas, ampliações e novos equipamentos, além da valorização do corpo docente. Minha mãe foi professora e com ela eu aprendi a reconhecer o empenho e a responsabilidade dos professores nesse desafio que é a missão de educar”, enfatizou o prefeito.

O diretor da 8ª S.R.E, professor Moisés Matias Pereira disse que é preciso viver com intensidade cada momento. “Quando estamos dentro de uma sala de aula a gente percebe que a educação pode mais. Estou aqui agora, neste teatro, e acredito que todos nós podemos viver o que este momento pode marcar”, disse o diretor.

Fonte: Kátia Matos
Fotos: Regina Cordeiro